Porque tratar o paciente e não a doença?

O foco do trabalho da Dra Marise é reconhecidamente a pactuação. Desde o princípio a palavra do paciente é respeitada e levada em consideração em todos os momentos. O trabalho pactuado faz o tratamento ser mais próximo da realidade do paciente e as chances de sucesso são francamente maiores. Se você precisa, você merece ser ouvido, como diz o ditado "quem trata a doença nem sempre vence, quem trata a pessoa sempre ganha".

TIREÓIDE

 

🦋TIREÓIDE 🔶Muitas pessoas que me procuram tem aquela pergunta básica que deixa todo mundo meio "cabreiro": Dra Marise, não preciso fazer ultrassonografia (USG) da tireóide❓

🔶Minha resposta retórica e costumaz é sempre a mesma: "depende"...

Quando falo assim, nem de longe pretendo desconsiderar a importância que sua tireóide tem, mas pelo contrário o objetivo é solicitar  o exame pra quem precisa e evitar "diagnósticos" que podem preocupar indevidamente os pacientes! Essa é a base da chamada prevenção quaternária! Mas quais seriam então os casos que indicam o exame ❓❓

🔶 Uma das funções do médico endocrinologista é examinar a tireóide de todos os pacientes que o procuram e aí já vem a 1a indicação: Qualquer achado suspeito ao exame da tireóide indica USG!

🔶 Há pessoas com histórico familiar importante de doença nodular da tireóide, aí vai mais uma aceitável indicação pra fazer USG.

🔶 Pessoas que já sabem ter nódulos sabem que a USG de acompanhamento é uma rotina preconizada pela maioria dos endocrinologistas e aí mora a 3a indicação, a mais frequente também.

🔶 Disfunções da tireoide como hipertireoidismo também demandam USG na perspectiva de excluir o bócio nodular tóxico, mais uma indicação aí pra anotar!

🔶 Alguns profissionais tem a rotina de solicitar para mulheres acima de 45 anos, obesos e pessoas que foram expostas à radiação considerando que podem estar num grupo de risco pra nódulos tireoideanos, para esses casos a literatura deixa a critério médico e o bom senso do profissional é o seu guia!

🔶 Pense nisso! Da próxima vez que você tiver essa dúvida me procure, vamos conversar sobre você, sua família, seus sintomas...

Deixe-me examinar sua tireóide! Não vamos pecar nem por falta nem por excesso, que tal entender você como um SER HUMANO ÚNICO e definir o que você precisa conhecendo cada detalhe de vc? 😘😘Beijos de quem cuida e procura fazer o melhor pra vc!

#mariseendocrino #endocrinocomamor #endocrinologistarecife #tireoide #ultrassonografiadetireoide #nodulodetireoide #bocio #prevencaoquaternaria

 

 

 

ANSIEDADE  e OBESIDADE

 

Não é de hoje que escuto comentários desrespeitosos sobre o excesso de peso de alguns pacientes. É incrível como OBESIDADE ainda é vista por muitas pessoas como uma "opção", "falta de vergonha", "irresponsabilidade" e até "desleixo"!! Gente, OBESIDADE É DOENÇA! Precisa ser levada a sério, tratada com respeito e cada caso analisado individualmente! 

Pessoas comem errado por vários motivos, dentre eles falta de informação e ansiedade, isso mesmo: ANSIEDADE!

Se você sente que perdeu o controle da alimentação e isso se associa com irritabilidade frequente, nervosismo, dificuldade pra dormir, etc , PROCURE AJUDA MÉDICA!! Sua queixa deve ser valorizada e seu sentimento precisa ser respeitado!

Já vi muitos pacientes que conseguiram perder peso apenas controlando a ansiedade.

😘😘 Beijos de quarta-feira a tarde, pré congresso!

#mariseendocrino #endocrinocomamor #ficaadica #obesidade #ansiedade #emagrecercomsaude

Enviado do meu iPhone

Diabetes e seus pés

 

Um dos grandes temores de todo paciente é amputação. Embora saibamos que o risco existe a ciência já mostrou que o risco pode ser minimizado com cuidados simples:

--> Examine os seus pés diariamente

--> Procure ajuda médica para avaliar qualquer lesão

--> Use calçados confortáveis

--> nâo ande descalço

--> Não corte calos ou estoure bolhas nos pés

--> Corte as unhas bem retinho pra evitar encravamentos

 

Além dos cuidados acima é importante enfatizar que o controle do diabetes é fundamental pra prevenir úlceras e infecções que podem levar às amputações!

 

CADASTRE SEU E-MAIL

cadastre-se e receba nosso conteúdo editorial diretamente em seu e-mail